Economia pós-pandemia do Coronavírus: Onde estamos e para onde vamos?

O OLMA promove conferência on-line sobre as consequências econômicas da Pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo. O evento “Diálogos em Construção será realizado na quinta-feira (30/04) às 17h e terá como convidados o economista e sociólogo Carlos Vainer e o economista Guilherme Delgado. A transmissão da conferência será feita pelo canal do YouTube do OLMA: youtube.com/c/OLMAObservatorio

A economia mundial e a brasileira em particular são pacientes recentes da grave crise financeira global de 2008-2013, que no Brasil incide com maior virulência no período 2013-2019, agravado por problemas institucionais internos. Por sua vez, o surgimento da pandemia do Coronavírus (Covid-19) no início de 2020 com repercussões globais e com extensão e profundidade provavelmente ainda mais graves que a crise financeira anterior, reclama ações de saúde em primeiro lugar; e como estas em todo mundo recomendam isolamento de populações, implicam diretamente em queda significativa de atividade econômica preventiva ou posterior ao surto epidêmico. Exemplos recentes de tragédias nacionais bem documentadas – Itália, Espanha e EUA, com vários outros países na fila, evidenciam a premência das ações de saúde, sem o que nem sociedade nem economia restariam a fazer funcionar.

Diante das situações de fato, evidenciam-se situações imediatas e outras de caráter prospectivo, sobre que precisamos refletir para adoção de devidas providências. O que fazer após o fim da pandemia ou mesmo simultaneamente a esta para curar o estado de normalidade de outra epidemia aí incidente, tão grave quanto a pandemia – o desemprego estrutural, a desigualdade social e a depredação ambiental.

Isto posto, estão postas duas ordens de questões econômicas e sociais, que reclamam ações de política reconstrutiva da economia em uma linha de economia humana e ecológica, ao estilo – economia de Francisco. Estas questões reclamam atenta reflexão neste evento.

Como assistir:
No canal do OLMA no Youtube: youtube.com/c/OLMAObservatorio
Na página do OLMA no Facebook: facebook.com/olmaobservatorio

PARTICIPANTES

Carlos Bernardo Vainer
Economista, sociólogo, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social (Université de Paris I – Panthéon/Sorbonne); Professor titular do instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ) e Coordenador da Rede de Observatórios de conflitos Urbanos e do Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. 

Guilherme Costa Delgado
É doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ex-coordenador da área previdenciária do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Arquidiocese de Brasília; Assessor do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.

Informações: (61) 3426-0400