NOTA DA UNISOL BRASIL EM REPÚDIO À CONVOCAÇÃO DE BOLSONARO PARA ATO CONTRA OS PODERES

A Central de Cooperativas Unisol Brasil nasceu da vontade coletiva da classe trabalhadora em democratizar a economia e a sociedade, através das experiências de autogestão.
Assistir ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, convocar manifestações contra os demais poderes (legislativo e judiciário) e a favor dos que pedem um novo AI 5, é um claro sinal de legitimação de um atentado contra a democracia brasileira.
O Art. 2 da Constituição Federal define: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
No Art. 85: São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;
Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.
Bolsonaro passa de todos os limites e descumpre a constituição ao criar tensão institucional. A estratégia de colocar o povo contra os legisladores e a suprema corte é semelhante à de ditadores em regimes totalitários.
Nossa democracia está sendo ameaçada. Todas as forças sociais, sindicais, populares e políticas que defendem a constituição e a democracia precisam construir uma ampla Frente Democrática em Defesa da Democracia Social e Política!
O Brasil precisa democratizar mais sua política e sua economia!
Não ao autoritarismo! Em defesa da Democracia e de nossa Constituição!
Por: Leonardo Pinho
UNISOL Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários·Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020