SEMINÁRIO 2020 III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo” Desafios dos Fundamentalismos – 22 a 24 de abril de 2020

 

Recife – 22 a 24 de abril de 2020

3º andar do bloco G4 da UNICAP

.

Encontro do Grupo de Pesquisa na ANPTECRE, Rio 2019

PROMOÇÃO

Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo

Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida

UNICAP – Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação / Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião / Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas / Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife

Diálogos, Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco

OBJETIVOS

O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”, que acontecerá na UNICAP, de 22 a 24 de abril de 2020, pretende reunir cerca de 60 pessoas comprometidas com o estudo e o enfrentamento dos fundamentalismos. Inscrições gratuitas serão disponibilizadas para pesquisadores e militantes envolvidos com a temática e certificados serão entregues a quem participar integralmente do evento.

Nosso Seminário de 2020 almeja contextualizar uma onda de religiosidade reacionária, buscando aprofundar o seu significado e apontar pistas para a sua terapeutização, desde um princípio teórico pluralista e dialogal. As edições anteriores do Seminário investigaram práticas de diálogo inter-religioso emergentes no Brasil, discernindo uma mística trans-religiosa para o nosso tempo de transformações culturais e entre-lugares espirituais. Esses Seminários do Grupo, cadastrado no Diretório do CNPQ e que mantém GT nos congressos da SOTER e da ANPTECRE, buscam abrir horizontes de compreensão da diversidade religiosa e sedimentar conceitos para a promoção da coexistência espiritual.

Devido à interface sociopolítica do tema em 2020, estabeleceu-se uma parceria com grupos que estão trabalhando a questão na Universidade Católica de Pernambuco e, especialmente, com o Observatório de Justiça Socioambiental dos Jesuítas, que articula Fóruns Inter-religiosos com Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas das Universidades inacianas, acreditando que o diálogo inter-religioso e intercultural é chamado a criar ambiência mística de compromisso, entre e para além das tradições de fé, com a frente ecumênica e ecológica do cuidado com a Casa Comum.

JUSTIFICATIVAS

Em 2020, o Seminário do Grupo de Pesquisa interuniversitário Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo vai enfrentar os desafios dos fundamentalismos religiosos, que se avolumam em correlação com o crescimento dos populismos políticos integralistas. O fundamentalismo moderno despontou entre protestantes norte-americanos, os quais no começo do século XX criaram um movimento político-teológico para combater os cristãos liberais, que praticam uma interpretação científica da bíblia e aceitam as causas modernas do socialismo e do feminismo ou de gênero. Atualmente, a religiosidade vem sendo manipulada por grupos poderosos, que se aproveitam do medo de transições culturais para manter dominação política e exploração econômica, reforçando o comunitarismo da “civilização cristã tradicional” e práticas identitárias contra a alteridade e o diálogo.

E assim vários grupos religiosos opõem um “deus” sério e sacrificial a uma divindade amorosa de justiça e compaixão; uma igreja exclusivista, rígida e hierárquica, a movimentos inter-religiosos em favor da terra como Casa Comum; manifestam um apego teológico ao pecado original, contra uma espiritualidade da Criação e sua compreensão de bênção original; pregam a intolerância ao estrangeiro e ao “estranho” moral, contra o abraço ao feminino e aos outros gêneros; o medo da ciência, enfim, ao invés do incentivo à sapiência. Então, evangélicos e católicos fundamentalistas, que são concorrentes no mercado religioso, unem-se “ecumenicamente” contra o ecumenismo e o diálogo entre as religiões e sobretudo com as tradições afro-indígenas, contra imigrantes e especialmente muçulmanos, unem-se pela catequese cristã nas escolas e contra o “ensino religioso” laico e republicano, pela “liberdade religiosa” entendida como direito ao proselitismo intolerante e à ocupação do espaço público pela “bíblia”.

Acreditamos que os estudos de religião, frente a essa onda religiosa reacionária, precisam realçar marcadores epistemológicos e demarcar político-pedagogicamente sua área acadêmica, assolada por magistérios eclesiásticos e treinadores “espirituais” a serviço de ideologias neofascistas. Queremos reunir ativistas e pesquisadores da área para criticar a manipulação da religião e ativar a potência libertadora dos símbolos, para terapeutizar o entulho colonial, explorador e sacrificial de narrativas religiosas fundamentalistas.

CONSELHO CIENTÍFICO

Cláudio de Oliveira Ribeiro (UFJF), Constantino José Bezerra de Melo (UNICAP), Francilaide de Queiroz Ronsi (PUC-Rio), Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP), José Ivo Follmann (UNISINOS), Karina Oliveira Bezerra (UNICAP), Luiz Felipe Lacerda (OLMA), Maria Cecília dos Santos Simões Rodrigues (UFJF), Roberlei Panasiewicz (PUC-Minas), Valdenice José Raimundo (UNICAP).

COMISSÃO ORGANIZADORA

Padre Clóvis Cabral, Gilbraz de Souza Aragão, Gustavo Albuquerque, Mailson Fernandes Cabral de Souza, Mariano Vicente da Silva, Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle.

PROGRAMAÇÃO

Quarta 22/4

18h – Mística ecumênica na capela

Quinta 23/4

9h – Abertura – Valdenice Raimundo, Ivo Follmann, Gilbraz Aragão

9h30 – Palestra: Princípio Pluralista e Fundamentalismo Religioso – Cláudio Ribeiro

10h30 – Reações e Debate – Roberlei Panasiewicz e Gilbraz Aragão

14h – Partilha Simultânea de Casos:

• de Pesquisas (Grupos de Estudo e Pesquisa): aprofundando alicerces conceituais e lógicos para um Princípio Pluralista na compreensão do mundo religioso.

• de Experiências (NEABIs e Fóruns Inter-religiosos): tirando lições de experiências exitosas e traumáticas na promoção do respeito à diversidade cultural e religiosa.

17h – Palestra: Diálogo Inter-religioso e Espiritualidade Trans-religiosa – Marcelo Barros

18h – Lançamentos de Livros / Notícias de Publicações

19h – Show e Confraternização

Sexta 24/4

9h – Mesa de Conversa sobre Religiões Afro-indígenas e Fundamentalismos

10h – Mesa de Conversa sobre Cristianismos e Fundamentalismos

11h – Reações e Debates

14h – Palestra: Justiça Socioambiental e Diálogo Espiritual – Ivo Follmann

15h30 – Encerramento

TEXTOS PREPARATÓRIOS

O princípio pluralista – Cláudio de Oliveira Ribeiro

O cuidado da casa comum – José Ivo Follmann

Fé cristã e espiritualidade trans-religiosa – Marcelo Barros

Fundamentalismo religioso, história e presença – Roberlei Panasiewicz

Da intolerância ao diálogo – Gilbraz Aragão

Fundamentalismo no poder – Joanildo Burity

Em nome de Deus o fundamentalismo – Karen Armstrong

Fundamentalism – Henry Munson

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Pelo e-mail: gilbraz.aragao@unicap.br

.