Nota em Defesa da Amazônia

At the end of the undercurrent Fire Season in the Amazon, Greenpeace registered the destruction left by forest fires, in a region between the states of Amazonas, Acre and Rondônia, in Brazil. Even with the acknowledge that the conservation of socio-biodiversity is essential to world climate, the Amazon presents areas of ashes and still living flames. Forest fires threatens people, animals and expands greenhouse gas emissions.nRegardless of the overall decrease of heat focus of 2018, the most critical states in the country presented more fires fires.rnAo final da temporada de fogo na Amazônia, o Greenpeace esteve em campo para registrar o estrago deixado pelas queimadas, na região entre os estados do Amazonas, Acre e RondônianMesmo com sua reconhecida importância para conservação da sociobiodiversidade e do clima no mundo todo, a Amazônia ainda possui focos ativos de incêndio e áreas de cinzas. O fogo oferece risco às pessoas e aos animais e contribui para engordar as emissões de gases do efeito estufa. Em 2018, apesar da tendência geral de queda no número de focos de calor na Amazônia Legal, estados críticos em desmatamento registraram mais fogo.

A Província dos Jesuítas do Brasil através da Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) e do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), o Serviço Jesuíta Panamazônico (SJPAM) e a Conferência de Provinciais da América Latina e Caribe (CPAL), vem a público levantar a voz no cuidado da Casa Comum, desde o nosso chão e pelo nosso chão: a Amazônia.

Com um histórico de compromisso em protegê-la, estamos todos preocupados pelos incêndios assustadores deflagrados na Amazônia, sobretudo os que ocorreram e ainda ocorrem no Brasil e Bolívia. A gravidade da tragédia causa impactos de grandes proporções, não só locais ou regionais, mas planetárias, e exigem de nós respostas firmes e profundas em defesa e promoção da floresta e dos povos que a habitam. Afinal, qual o mundo que queremos para a atual e as futuras gerações? Será que a ganância de alguns que querem lucrar a  qualquer custo, desmatando e promovendo queimadas para ampliar suas áreas para o agronegócio, pode ser maior do que a necessidade de respirar um bom ar, ter uma boa água para beber e consumir alimentos saudáveis? Essas perguntas não podem nos calar.

É necessário e urgente cobrar das autoridades nacionais da Panamazônia medidas efetivas que protejam a Amazônia, sabendo que as queimadas têm como origem, principalmente, ações humanas. Por isso, nos pronunciamos, pedindo:

  • Que estas autoridades intensifiquem esforços no combate aos incêndios;
  • Que atendam com qualidade aos afetados, sobretudo os mais diretos que são indígenas e ribeirinhos;
  • Que estejam abertas ao diálogo e ajuda internacional, encontrando soluções conjuntas para recuperar as áreas que foram devastadas ou estão vulneráveis;
  • Que façam valer as políticas nacionais de áreas protegidas, de prevenção e combate ao desmatamento ilegal, demarcação de terras dos povos tradicionais, entre outras necessárias.

Também manifestamos o nosso compromisso com os projetos de vida dos povos da Amazônia. Particularmente, os povos indígenas, ribeirinhos e caboclos, e as populações das cidades, não só as metrópoles, mas do rosário  de cidades ao longo dos rios da Panamazônia que são chamadas a humanizar os espaços urbanos e interagir  com as populações do interior para garantir um desenvolvimento justo e sustentável, em colaboração com os governos e organizações da sociedade civil.

Por fim, a partir do princípio da Ecologia Integral e do Sínodo para a Amazônia que nos interpela a agir, nos somamos a todas as pessoas e entidades que lutam pela defesa e promoção da Amazônia e antes de nós também levantaram suas vozes como o Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), a Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Coordenadoria das  Organizações indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e outros autores.

 

Manaus – AM, 30 de agosto de 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Nota para baixar: NOTA EM DEFESA DA AMAZÔNIA – JESUÍTAS