Frente Parlamentar da Economia Solidária é lançada em Brasília

Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, nova Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária promete acompanhar e promover políticas públicas em prol do setor. Frente conta com a assinatura de mais de 200 parlamentares

Foi lançada na tarde dessa quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a nova Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária. Coordenada pelo deputado Glauber Braga, a nova Frente conta mais de 200 assinaturas e tem o compromisso de ser um espaço para a discussão, junto a sociedade civil organizada, de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da economia solidária no Brasil. Para Braga a expectativa é “levar a pauta da economia solidária para os quatro cantos do Brasil e acompanhar projetos e iniciativas que já estão em tramitação e precisam ser aprovados”.

Aline Sousa, catadora de material reciclável e secretária-geral da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), foi uma das representantes de organizações sociais presentes que compuseram a mesa de lançamento. Aline destacou que a nova Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária precisa estar à frente dos debates e acompanhamentos do setor. “Nós, que atuamos na economia solidária vamos acompanhar ativamente o trabalho dos parlamentares para que, juntos e juntas, a gente consiga fortalecer e mostrar para este país que a economia solidária já acontece”.

Aline ainda lembrou das políticas em tramitação no Congresso Nacional, como é o caso do Projeto de Lei (PL) 137/2017, que dispõe sobre a Política Nacional da Economia Solidária, os empreendimentos econômicos solidários e prevê a criação do Sistema Nacional de Economia Solidária. Aprovada por unanimidade pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado em julho deste ano, o PL deve entrar para a votação Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), também no Senado, no próximo dia 20, conforme informou o senador Jaques Vagner durante o lançamento da Frente. “E nós vamos aprova-lo também nessa comissão”, disse. Se aprovado pelo CAE, o PL 137/2017 seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados.

Além de promover a economia solidária no Brasil, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária também visa colaborar para a institucionalização do setor nos territórios visando o desenvolvimento local e regional e estimular e valorizar a participação ampla e democrática da sociedade nas discussões sobre economia solidária.

Assista aos vídeos e confira as expectativas de alguns deputados e deputadas presentes no lançamento com relação a nova Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária