MAGIS Teresina abre mês Socioambiental

No dia primeiro de setembro a comunidade escolar da Escola Santo Afonso Rodriguez – ESAR rezou com o mundo inteiro pelo cuidado com Criação, no dia instituído pelo Papa Francisco há três anos, em uma tarde com a mística PlanJuv.
Essa mística marca a abertura do mês Socioambiental que contemplará todas as atividades da Casa MAGIS Teresina no mês de setembro; além disso, marca também a abertura dos projetos Socioambientais na ESAR, que a partir da construção desse momento, da sensibilização de alguns colaboradores e alunos respondeu com o gesto concreto de montar uma equipe em parceria com a Casa MAGIS que melhor articule e aprofunde a temática com o Projeto socioambiental da ESAR, antigos-alunos e bairros circunvizinhos. O passo seguinte é continuar o dialogo dessa equipe, com antigos alunos que manifestaram interesse pela temática a fim de trabalhar para que as outras atividades do Projeto de Sustentabilidade possam ser bem articuladas e efetivadas.
Para a Casa MAGIS Teresina o mês vai ser muito importante para partilhar com os jovens sobre a temática Socioambiental.
Iniciamos o mês vivenciando uma linda tarde com a ESAR: momentos de conscientização a partir da experiência de alunos do Ensino Médio que participaram de cursos voltados para a sustentabilidade em parceria com o SEBRAE; depois com a arte e com a natureza rezamos e cantamos ao passo que recordamos os povos originários de nosso país e as comunidades quilombolas, que construíram e constroem nossa história, pelo momento histórico-político que vivenciamos ao plantarmos a árvore símbolo de nosso país, pau brasil e um ipê branco, respectivamente, pedimos a graça de regar junto com as plantas o coração e os sonhos de tantos jovens, adolescentes e professores para que não desanimem de lutar por uma escola e uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.
No decorrer do mês ainda realizaremos o Acampamento Planta Juventude, atividade inserida no calendário das experiências MAGIS no período Julho-Setembro, deseja ajudar os jovens a rezar, a refletir sobre o cuidado com a criação, sobre sustentabilidade e motivá-los a inserir práticas mais sustentáveis em seus cotidianos. Além de momentos de espiritualidade e formação o Acampamento oferecerá oficinas que os jovens possam depois multiplicar em seus espaços. Além do acampamento vivenciaremos outros momentos: revitalização eco-ambiental do espaço da Casa MAGIS com espaços para conferencias semelhantes as conferencias TED-x e, finalizaremos o mês com a tarde de espiritualidade na praça da Catedral de N. S. das Dores, no centro da cidade.

Texto escrito por Márcia Rocha – Colaboradora da Casa MAGIS Teresina