OLMA realiza visita técnica as Obras Sociais de São Paulo

OLMA realiza visita técnica as Obras Sociais de São Paulo

Buscando cumprir e avançar na missão de articular e potencializar a Rede de Promoção de Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil o OLMA esteve em visita técnica ao Centro Santa Fé e ao Projeto Oficinas Culturais Anchieta – OCA.

Pátio grafitado do Cento Santa Fé

Iniciado em 1997-1998 o Centro Santa Fé nasceu por iniciativa de mulheres do bairro Anhanguera (SP) buscando espaço para preparação pré-vestibular de jovens da periferia de São Paulo. Em 2002 também teve início o projeto de formação de lideranças jovens e em 2012 ampliou-se as atividades para atendimento de crianças e adolescentes através do serviço- socioeducativo.

Tendo como objetivo a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, que valorize a formação humana, o Centro Santa Fé desenvolve ações focadas em três grupos distintos:

Adolescentes:

Diariamente, são atendidos 180 adolescentes que participam de oficinas temáticas, divididas em dois núcleos: Educação e Cidadania e Arte e Cultura. Todas as atividades acontecem em dois períodos, manhã e tarde, em contra turno escolar.

Famílias:

Junto às famílias dos educandos e educandas o projeto procura potencializar o papel protetivo nos cuidados com os filhos, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares, melhora do relacionamento intrafamiliar e da autoestima.

Comunidade:

Buscando fomentar o trabalho social na região de Anhanguera, desenvolvido por entidades sócio assistenciais, o Centro Santa Fé promove ações que incentivam o fortalecimento comunitário e a construção de uma cultura de paz e solidariedade.

Saiba mais: http://www.centrosantafe.org.br/last/

Painel de Recados do centro Santa Fé

O Projeto Oficina Culturais Anchieta – OCA nasceu em 2002 com objetivo de integrar as populações em vulnerabilidade social a trabalhos relacionados com a cultura ligados a cerâmica, papeis, madeiras, etc. O projeto tomou volume significativo, em 2013 mudou-se para instalações maiores próximo ao museu de arte sacra dos jesuítas, passando atender mais de 200 crianças na periferia do Embu das Artes.

As Oficinas Culturais Anchieta são oficinas de arte, cultura e cidadania que visam o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social, entre os 09 e os 14 anos. Os adolescentes são atendidos no contra turno escolar, em oficinas de cerâmica, pintura em tela, música, teatro, informática, dança, formação cidadã, além de serem oferecidas capacitações para as mães dos atendidos em uma oficina de Patchwork, que ocorre aos sábados. Além dessas atividades, todos os meses são promovidos encontros com as famílias, onde são discutidos temas pertinentes com um especialista convidado.

Saiba mais: www.pateodocollegio/cultura/atividades

 

 

Encontro com a equipe do OCA.

 

Sala de Leitura Centro OCA.

A visita foi muito proveitosa, proporcionando maior proximidade entre as obras sociais e o OLMA, com possibilidades de diálogos e interligações com toda a rede de promoção de justiça socioambiental. Como ponto concreto, deu-se início a articulações para a possibilidade de promoção de oficinas de formação aos educadores das obras sociais buscando interlocutores entre os centros, núcleos e demais obras dentro de nossa própria rede.

“Uma primeira aproximação muito produtiva para seguirmos articulando todas as pontas dessa rede tão diversificada, atendente em tantas frentes, com tantos anos de serviços prestados com qualidade. ” Afirma Lacerda, secretário executivo do OLMA.