Avaliando relatórios recentes OLMA oferta síntese do cenário de violência no Brasil

Recentemente alguns documentos de extrema relevância sobre os cenários sociais, ambientais, urbanos e rurais, do Brasil foram lançados. Contudo, de maneira geral, tais documentos são extensos e não oportunizam uma leitura dinâmica sobre os pontos principais que nos permitiria obter uma rápida visão sobre a situação atual.

 

O OLMA, buscando informar de maneira ágil nossos leitores, promoveu a Síntese dos significativos documentos publicados recentemente, embasando-se nos seguintes materiais:

 

Ø  Atlas da Violência no Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2017.

Ø  Mapa da Violência 2015: Homicídio de mulheres no Brasil. Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres – ONU, 2015.

Ø  Manual de Índice de Desenvolvimento Humano – Brasil. Organização das Nações Unidas – ONU, 2015.

Ø  Relatório de Conflitos no Campo, Comissão Pastoral da Terra – CPT, 2017.

Ø  Lista do Trabalho Escravo. Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, 2017.

Ø  Índice de Mortalidade Infantil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2017.

Nossa pretensão não é a de esgotar os conteúdos aqui relacionados (eles podem ser encontrados na íntegra ao longo da web página do OLMA – www.olma.org.br, na seção de textos e artigos). Muito menos de produzir profundas análises sobre as origens ou consequências dos dados de realidade apresentados ao longo dos documentos. Nosso interesse é o de apresentar um quadro síntese, auxiliando o leitor na construção de suas próprias interpretações.

Veja o documento na íntegra:

BRASIL síntese das violências e emergências socioambientais