II Reunião do Conselho de Coordenação – OLMA

Entre os dias 16 e 17 de fevereiro ocorreu no Centro Cultural de Brasília (CCB) a II Reunião do Conselho de Coordenação do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.

Com a presença de representantes da maioria das instituições que compõe a rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil buscou aprofundar o conhecimento entre os integrantes do Conselho abrindo espaço para exposição de trocas a respeito dos projetos e práticas cotidianas que cada um desempenha em seu local de trabalho.

O Encontro também contou com momentos de formação, como a palestra de Luiz Beltrão (Biólogo da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal e Colaborador do OLMA) sobre as Perspectivas Socioambientais atuais no cenário político brasileiro; momentos de contato e vivencia com a Espiritualidade Inaciana, desta vez conduzido por Osmar Arouk (Bibliotecário do Senado, Orientador dos Exercícios Espirituais para Leigos e Colaborador do OLMA) e momentos de estudos sobre o Marco da Promoção da Justiça Socioambiental da BRA e deliberação sobre temas, projetos, práticas e avanços comuns.

“O OLMA têm investido nas possibilidades de interação e cooperação entre organismos de possuem interesses afins e dentro e fora da nossa rede. Neste sentido no Conselho de Coordenação trabalhamos com três grupos de Convergência: Consciência Ambiental e Cuidados com a Amazônia; Centros Sociais e Educação Popular; Diálogo Inter religiosos e Educação para as Relações Étnico Raciais. ”

A II Reunião do Conselho de Coordenação também foi o momento de lançar publicamente o site do Observatório tão bem elaborado com apoio da Equipe de Comunicação da Província: www.olma.org.br

A avaliação final comprovou que avançamos na coesão desta rede, no aprofundamento de conhecimento mútuo, na perspectiva de uma missão comum, no animo compartilhado para o combate ás estruturas que sustentam o abismo da desigualdade social nas inúmeras realidades em que estamos presentes.