“É tempo de construir pontes, não muros!”

O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA, organismo de articulação das ações sociais da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA, manifesta concordância e total apoio à Província Centro-Americana da Companhia de Jesus, à Comissão Provincial do Apostolado Social e à Rede Jesuíta com Migrantes da América Central no que se refere ao manifesto “É tempo de construir pontes, não muros! ”

http://www.ihu.unisinos.br/564559-e-tempo-de-construir-pontes-nao-muros-o-apelo-da-companhia-de-jesus-na-america-central

Somos todos chamados a lutar pelo respeito à dignidade humana celebrando as diferenças de raças, credos, culturas e cores. A humanidade vive, no presente, tempos tenebrosos em que tanto em nível local, regional e nacional, como em nível internacional, os Direitos Humanos, principalmente das populações socioeconomicamente mais vulneráveis, correm múltiplos e sérios perigos. Por isso, associando-nos ao chamado da Província Centro-Americana, afirmamos o nosso comprometimento com os povos indígenas, os afrodescendentes, os migrantes, os refugiados e tantos outros que lutam cotidianamente por sua sobrevivência frente a Estados Nacionais, que mesclam discursos liberais com políticas exógenas, discriminatórias, xenofóbicas e fascistas.

Convidamos todos jesuítas e colaboradores de nossa Província, todos integrantes de nossa Rede Nacional de Promoção da Justiça Socioambiental, a unirem-se aos nossos irmãos da América Central, do Canadá e dos Estados Unidos, divulgando, debatendo e tomando posição dentro deste manifesto.

O Modo de Proceder da Companhia de Jesus, nos oferece uma chave muito rica para orientar a conduta a ser adotada: ter presença apostólica de escuta, acolhida e empatia; desenvolver profundidade no conhecimento do que sucede; cooperar com os outros e a participação em redes; usar criatividade em nossas ações adaptando-nos aos novos tempos, novos meios e novas linguagens para, assim, promover incidência sócio-politica-cultural e empoderamento popular.

“Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!” (Fernando Sabino)

Luiz Felipe Lacerda
Secretário Executivo – OLMA